segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O CICLO VITAL – DA GESTAÇÃO A MORTE - COM APLICAÇÃO DOS FLORAIS DO SUL

Neste final de semana (08 e 09/10) participei de mais um curso ímpar, ministrado por Màrga Régis Farias, psicóloga e co-criadora do Sistema Florais do Sul, APLICAÇÃO DAS ESSÊNCIAS FLORAIS DO SUL NO CICLO VITAL - DA GESTAÇÃO A MORTE, na Divina Essência.
Marga iniciou o curso no sábado (08/10), destacando que o trabalho de se construir um ser sadio é muito difícil, pois na natureza de cada um de nós existe: o que nós trazemos conosco para essa nova vida, a natureza do nosso pai e de nossa mãe, principalmente no período da concepção e gestação; e o que construímos ao longo da vida.
Um grande instrumento para reconstruir o indivíduo durante sua jornada dessa vida é a flor, pois ela pode construir no indivíduo informações fundamental para seu desenvolvimento. A essência floral não trata só um transtorno, um desequilíbrio, mas planta uma informação que provocará uma expansão de consciência.
Durante todo o sábado, os participantes do curso obtiveram uma explicação detalhada sobre o Ciclo Vital Humano: iniciando pela gravidez, onde tanto a mãe como o pai revivem as experiências de suas próprias gestações. É o momento apropriado para ambos reelaborarem seus conflitos e determinante na matriz de formação da personalidade do novo ser. O aspecto psicológico inicia-se no útero. Após vem a Primeira Infância, o período locomotor, o período pré-escolar, o período intermediário, a adolescência e a vida adulta.
Marga ministrou ao grupo o Ciclo Vital Humano segundo Rudolf Steiner, que descreve ciclos até os 63 anos, devido a época em que a teoria foi escrita, pois hoje nosso idoso supera e muito essa idade. Rudolf divide a biografia humana em três fases: de 0 à 21 anos (amadurecimento fisiológico do corpo), de 21 à 42 anos (amadurecimento e desenvolvimento da alma) e de 42 à 63 anos (desenvolvimento espiritual e processo de excarnação). Essas três fases são subdivididas por setênios, ou seja, períodos de 7 à 7 anos.
E por último, Marga abordou o Ciclo Vital Humano segundo Erik Erickson, sendo a vida dividida em 8 estágios: Estágio 1 (confiança básica X desconfiança básica - dos 0 à 1 ano); Estágio 2 (autonomia X vergonha e dúvida - de 1 à 3 anos); Estágio 3 (iniciativa X Culpa - de 3 à 5 anos); Estágio 4 (indústria X inferioridade - de 6 à 11 anos); Estágio 5 (identidade X difusão de papéis - de 11 à 21 anos); Estágio 6 (intimidade X auto-absorção - de 21 à 40 anos); Estágio 7 (generosidade X estagnação - dos 40 aos 65 anos) e o Estágio 8 (integridade X desespero - dos 65 anos em diante).
No domingo (09/10) o curso teve continuidade, com a descrição das essências do Sistema Florais do Sul e a aplicação dessas essências nas etapas do desenvolvimento humano. Durante todo o dia o grupo pode passear pelo jardim cultivado por Màrga, iniciando pela acácia negra, dando um destaque todo especial para a flor da Erva-Mate, conhecendo os Bouganvilles, pelos lírios, pelos buquês, fórmulas, compostos, debruçando-se nas Rosas, chegando até as tulipas e finalizando com a Valeriana.

3 comentários:

  1. Excelente o texto. Fiquei curiosa de conhecer mais sobre essas etapas de nossa vida. Parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Sandra!

    Não sei como chegou até meu e-mail, mas foi por lá que recebi uma chamada para vir conhecer seu blog.
    Bastante interessante a abordagem desse curso que você fez. Gostei bastante!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. tambem gostei muito....queria saber mais. Voce tem algum livro sobre este assunto?

    ResponderExcluir