Aromatologia

Esclarecendo o termo AROMATOLOGIA

Desde o início do desenvolvimento da química e da farmácia, os óleos essenciais já vinham sendo pesquisados sobre suas propriedades terapêuticas, mas teria sido por volta dos anos 20 que um químico francês de nome René Maurice Gattefossé teria começado seus estudos com óleos essenciais e sua utilização terapêutica, levando-o ao lançamento do 1º livro sobre o assunto publicado no mundo: ”Aromathérapie: Les huiles essentielles hormones végétales”. Gattefossé foi quem em 1928 inventou a palavra “aromaterapia”.

Como a aromaterapia na Inglaterra e depois no mundo, se restringiu a aspectos mais simples, e estava perdendo grandes potenciais de uso no tratamento de doenças que exigiriam o uso interno dos óleos essenciais, além de se fechar também a outros ramos como a gastronomia, que passaria a ter nos óleos essenciais grandes aliados para suas receitas, houve a necessidade de cunhar um novo termo para manter ilesa a aromaterapia iniciada por Gattefossé e Valnet. Assim, a palavra aromatologia (do grego “arom” que significa perfume, cheiro e “logos” que significa ciência, estudo) traduz-se numa ciência, uma arte que estuda os óleos essenciais em todo seu potencial de uso sem restrições e limitações, uma vez que nenhuma ciência verdadeira se limita a interesses pessoais, de grupos ou à pré-conceitos. 

Esclarecendo melhor essas duas terminologias: AROMATERAPIA e AROMATOLOGIA:

AROMATERAPIA
Aromaterapia é uma técnica que nasceu na França nas primeiras décadas do século passado, e envolve a utilização de óleos essenciais com o objetivo de equilibrar a mente, o corpo e o espírito. A palavra “aroma” se remete a cheiro e “terapia” a cura. Se dividiu em dois grandes sistemas: a Aromaterapia inglesa, que se fixou mais no emprego dos óleos essenciais para o bem estar, seja através da massagem, inalações ou tratamentos estéticos, e a Aromaterapia francesa (ou aromatologia) que além destas abordagens abrange o emprego clínico dos óleos essenciais e seu uso como fitoterápico.
AROMATOLOGIA
Termo agregado pelo Scientific Institute of Aromathology da França e que concebe todo o estudo científico dos efeitos e propriedades dos óleos essenciais, desde sua ação psicológica, aspectos clínicos, gastronômicos, estéticos e energéticos. É o estudo científico dos óleos essenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário