quinta-feira, 29 de março de 2012

A HUMILDADE DO TERAPEUTA

  
Não é nosso corpo que fica doente, mas sim nossa Alma. Esta foi a maior descoberta de Dr. Bach, quando percebeu que nós somos muito mais do que o corpo, e que este na verdade é apenas uma consequência e não uma causa. O indivíduo sofre de raiva, de medo, de tristeza, de sofrimento, de ódio, de mágoa, de solidão, de angústia, de desespero. Não existem "doenças" e sim indivíduos que se encontram doentes, e doentes da Alma, repletos destes sentimentos negativos.
      A causa real das doenças está no desvio da personalidade, que começa a agir, pensar e sentir de maneira contrária à Sua Alma Divina Interior. Este desvio foi provocado pelo livre arbítrio, e é de responsabilidade de cada indivíduo. Se a liberdade provocou o mal, então a própria liberdade vai repará-lo!
      Quando um terapeuta floral vai consultar um cliente, ele está diante de algo muito grande. Cada ser é um infinito, um mundo inteiro, um Universo a descobrir. E neste contato, o terapeuta é um amigo, um conselheiro, um confidente, um artista, e antes de tudo um facilitador da cura. Entrar em contato com um cliente é encontrar uma Alma! A função maior do terapeuta é ajudar esta Alma a se curar! O sintoma do corpo físico é uma expressão desta Alma doente, que se desviou da sua essência Divina, e está tentando retornar a Ela. A cura é este retorno e o terapeuta é o facilitador deste processo, pois ninguém cura ninguém, o terapeuta pode ajudar o indivíduo a se curar! Cada indivíduo é responsável pela sua cura, exatamente porque um dia, também foi responsável pela sua doença.
      É fundamental que o terapeuta tenha humildade, para não se deixar seduzir pelo sentimento de superioridade diante do cliente ou o pior: acreditar que é ele que cura o cliente! Este é o grande erro da medicina. Com sua ciência materialista muito avançada, a medicina alimenta a ideia do médico que cura o cliente, do médico que tem muito conhecimento e por este motivo é o grande curador! O médico veste esta camisa e assume uma responsabilidade muito grande! A sociedade cobra esta responsabilidade, o que constitui um grande erro. O médico tem uma responsabilidade limitada! Ele não foi o causador da doença do cliente. Este sim é responsável pelo seu mal.
      Só a própria Alma pode se curar! As essências florais ajudam, mas elas respeitam o livre arbítrio do indivíduo e não interferem jamais. O terapeuta pode cair no erro de interferir, de cobrar, de tentar curar o cliente forçando o seu livre arbítrio.
     No momento de uma consulta, o cliente está permitindo que o terapeuta o ajude. Neste momento o cliente cedeu o seu livre arbítrio e aí o terapeuta se encontra numa situação de poder. E para que o poder seja bem utilizado em benefício do outro, ele precisa estar repleto de Amor! Só o Amor do terapeuta pode ser a porta aberta da cura! O Amor cria um clima especial, Ele é a força maior da cura, é Ele que cataliza todo processo terapêutico. Sem Amor por parte do terapeuta a consulta é fria, sem vida, e sem cura! O terapeuta precisa estar preparado, precisa ter ética, precisa ter consciência de que ele é um facilitador e que a Cura Verdadeira "passa" através do curador. A cura não parte do terapeuta, ela vem do Alto! Ela é a conclusão de todo processo de crescimento individual da Alma, que através da doença cresce e evolui no caminho para o Alto, para o reencontro com Sua Própria Natureza Divina! A Cura vem do Alto, do Divino, e flui através do terapeuta, principalmente se ele tiver Amor no Coração, e trabalhar com este Amor. A Cura acontece, como um amanhecer, um canto de um pássaro, uma chuvarada ou uma suave brisa no campo, a Cura surge espontaneamente, como o resultado final de todo um trabalho de Amor, tanto por parte do cliente quanto do terapeuta. O Amor é a energia que abre as portas para a Cura e esta chega de uma forma natural.
      A melhor maneira do terapeuta conseguir incorporar esta humildade, é deixar este Amor fluir por ele, e perceber que ele é apenas um instrumento do Divino, para ajudar aquele indivíduo doente a retornar à Sua Própria Alma. E neste sentido o terapeuta não ajuda a curar apenas, ele se cura também dentro do processo, porque um processo terapêutico é um encontro entre duas Almas, entre duas existências, que interagem entre si para ambas encontrarem a cura. O terapeuta se cura curando. Ama amando! Aprende ensinando!
      Curar o outro é curar a si mesmo, porque a Cura que é o Amor Incondicional flui através do terapeuta. Esta energia chega a ele e transborda para o outro. E quem primeiro se beneficia é quem doa. Jesus Cristo nos deu o grande exemplo disto, pois quando alguém se curava agradecia a ele e sempre em todos os momento dizia: "foi a tua fé que te salvou", ou em outras palavras: "você escolheu a Cura, você quis a Cura e a encontrou através de mim".

MARCO ANTÔNIO MENELAU
Médico naturalista, criador e pesquisador das essências florais do nordeste.
Matéria publicada no Jornal holístico Filhos do Sol de Janeiro de 2002.
Obs. Tive a liberdade de trocar o termo paciente por CLIENTE, pois na minha opinião é o termo mais correto. Paciente é uma pessoa passiva no processo de cura! Sandra Beck

3 comentários:

  1. Gostei muito do artigo. Devemos sempre fazer essas reflexões para compreendermos que tudo o que nos acontece, de bom ou ruim,somos responsáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando somos reações das adversidades a nós dirigidas e tomamos atitudes energicas e racionais, mesmo assim nos faz mal.A dor da alma e´a pior de todas as doenças físicas.

      Excluir
  2. BOM DIA!ADOREI ESTE ENSINAMENTO...É SIMPLES MAS COMEÇA SEMPRE PELO PENSAMENTO POSITIVO PARA TUDO DAR CERTO...ATRAVÉS DESTES APRENDIZADO É QUE ME RENOVO E PROCURO ME ESPELHAR PARA CADA DIA SER MELHOR...OBRIGADO

    ResponderExcluir