terça-feira, 1 de maio de 2012

A MAGIA DE SER MULHER E A REALIDADE DE SER HOMEM



Na noite de sexta-feira (27/04), participei no Espaço Divina Essência, de uma palestra de Patrícia Barros – terapeuta floral, sobre: A magia de ser mulher e a realidade de ser homem- Universos diferentes e complementares.
Patrícia exemplificou as posturas antagônicas de homens e mulheres no seu consultório, mas qual o motivo de tanta diferença? Segundo ela, a diferença onde tudo se fundamenta é a fisiológica: a mulher ovula uma vez por mês e o homem produz espermatozoides.
O óvulo é passivo, aconchegante, e o espermatozóide é ativo, competitivo, individualista, objetivo e instintivo.  A mulher  por ovular quer aconchegar e abraçar a todos: marido, filhos, profissão, amigos... Acaba cuidando dos outros como gostaria de ser cuidada. Ela é movida pelo afeto e cobra o afeto.  A mulher reúne, retêm, junta e guarda.  Vive para ser necessária. O homem é muito mais livre, independente. Ele é movido pelos objetivos e metas.  O homem separa,  ordena e coordena.
A palestrante explica que a mulher dá valor ao processo e muitas vezes têm dificuldade de concluir. O homem dá valor ao objetivo,  por isso ele não sabe lidar com o  seu fracasso e nem com a crítica. A mulher resolve os conflitos falando e o homem resolve em silêncio.  Se a mulher der um tempo isso lhe gera culpa, já pro homem dar um tempo é um direito básico. Ela controla e ele tem a posse.  Em nível neurológico a mulher é multifocal e o homem mono focal.
A palestra de Patrícia foi muito esclarecedora e descortinou dois seres tão opostos que se complementam tão bem e se souberem trabalhar estas diferenças no dia-a-dia, encontrarão a chave da felicidade.

7 comentários:

  1. Muito interessante. Nunca havia parado para pensar deste ângulo. Pensamos nas diferenças homem/mulher devido as diferenças de comportamento, física, psiquica, profissional, natural, etc. porém nunca associando ao óvulo e ao espermatozóide. A palestra com certeza deve ter sido ótima. Abraço! Carina Silveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A palestra foi muito boa, sim!
      Pudemos ver este assunto tão importante para Terapeutas de um novo ângulo, de uma nova visão!
      Sandra Beck

      Excluir
  2. Achei o assunto fantastico é tudo que nós mulheres precisamos, para não ficarmos nos sentindo culpadas quando deixamos de fazer alguma coisa em relação a família, faltar em reunião escola etc..., Adorei um grande abraço. Giovana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, não é pq ovulamos que precisamos ter a obrigação de abraçarmos tudo. Agimos assim por genética ancestral.... Mas aos poucos podemos e devemos ir mudando. Valeu! Sandra

      Excluir
  3. Realmente instrutivo... Podemos afirmar por experiencias vividas, que tais diferenças, quando bem definidas, ou seja, quando uma das partes pelo menos se deixa conhecer e a outra se faz cumplice, propiciam uma relação verdadeira. Abraços, Cristina!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo sábio comentário, Cristina.
    Um abraço,
    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ser inerente a nós mulheres a passividade e o aconchego acho que somos mais bem resolvidas e é justamente o que os homens fortes e masculos procuram um aconchego no qual eles possam ser os eternos meninos

    ResponderExcluir