segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O Meridiano do Estômago


O Estômago recebe e transforma a energia do Elemento Terra através da digestão. Seu meridiano concerne ao Estômago e ao tubo digestivo inteiro. Como já mencionei nos textos anteriores, ele é responsável pela digestão das coisas, tanto no plano Fisiológico (aquilo que comemos) como no plano psicológico (aquilo do que nos apropriamos, acontecimentos, experiências etc.). Ele se encarrega dos

alimentos físicos (nutrição) ou psicológicos (acontecimentos), do estoque momentâneo e da primeira transformação deles. Ele se ocupa então de tudo o que diz respeito à nutrição "material" de cada um de nós, possibilitando a dominação, a possessão e a apropriação dessa matéria que ingerimos.
No plano psicológico, esse meridiano corresponde, está associado ao pensamento, à memória, à razão e ao realismo, à reflexão e às preocupações.
Segundo Michael Ordoul, em seu livro: Diga-me onde dói e eu te direi porque, esse meridiano, que está ligado ao apetite, conduz também a formação do leite materno (nutrição do outro), o funcionamento das glândulas genitais, dos ovários e a menstruação. Podemos ver o quanto a sua relação com a nutrição é importante, pois ele gera aquela que recebemos (alimentos, informações) e também a que oferecemos (leite materno) ou transformamos (educação, formação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário