segunda-feira, 27 de agosto de 2012

TIPOS DE PERSONALIDADE E TÉCNICA DE ENTREVISTA APLICADA Á TERAPIA FLORAL

Neste final de semana (25 e 26/08), na Divina Essência, ocorreu um curso sobre Tipos de personalidade e técnica de entrevista aplicada à terapia Floral ministrado por Marga Regis Farias – produtora do Sistema Florais do Sul. Os assuntos que foram abordados nos dois dias decorrem sobre: como se formam e se desenvolvem a personalidade e o temperamento; tipos de personalidade; transtornos da personalidade; técnicas de entrevista para Terapia Floral, inicial e de acompanhamento; a escuta terapêutica – compreendendo a expressão verbal e não-verbal; contrato de tratamento; manejo de resistências; evolução e conclusão de tratamento.
Marga explicou que a personalidade é formada por 3 forças: a individualidade, a herança genética e o meio ambiente. A personalidade engloba fatores temperamentais ( fatores genéricos) e caracterológicos (influenciados pelo ambiente). Foram aprofundados os tipos de personalidade e os respectivos transtornos, através de dinâmicas de grupo. Abordou a importância da primeira entrevista e o contrato de trabalho firmado entre o cliente e o terapeuta.
A palestrante definiu a terapia com extratos de flores como um instrumento facilitador de abertura da memória ao nosso próprio respeito: somos seres multidimencionais. As flores integram essas dimensões numa Unidade. E destacou que a função do terapeuta é ajudar o cliente a perceber a temática central de sua vida e qual a atitude que está em desequilíbrio. Facilitar o processo de independização do cliente, possibilitando-o resgatar sua responsabilidade pela autotransformação.
Abordou também sobre a personalidade do terapeuta, suas atitudes que estimulam ou desencorajam o cliente. Após foi repassado o processo de entrevista de acompanhamento terapêutico, a evolução do tratamento, a somatização de conflito e purificação, observações da linguagem verbal e não verbal e exercícios práticos sobre o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário