segunda-feira, 1 de outubro de 2012

O Fígado e a qualidade de nossa energia


Continuando a tratarmos sobre o Fígado, é interessante destacar que ele é do elemento Madeira dentro da Medicina Chinesa, e como tal ele é da Primavera. O Fígado possibilita o estoque dos elementos nutritivos e regula assim a energia que é necessária para a atividade geral. Determina também a capacidade de resistência à doença através do bloqueio da energia que os mecanismos de defesa necessitam no caso de agressão da doença. Tem, enfim, um papel importante quanto à alimentação, à decomposição e à desintoxicação do sangue.
Segundo Michael Ordoul, em seu livro: Diga-me onde dói e eu te direi porque,  é aqui que, o papel do fígado em relação aos sentimentos, aos afetos se insere. Na verdade, o sangue, que depende do Coração, transporta as emoções. Se esse sangue estiver "viciado", as emoções serão de má qualidade e os sentimentos que nutrem serão, por sua vez, de má qualidade. Em razão da sua estreita relação com o sangue, o fígado tem importante papel no processo imunológico.
O fígado filtra as toxinas, regula a coagulação e regulariza o metabolismo. Enfim, é ele que determina a qualidade geral da energia. Ele gera a nossa relação com o sentimento e o afeto no nível Yin, ou seja, no "interior", transformando as emoções em sentimentos, em afetos através da depuração, da filtragem.
Vamos tratá-lo com carinho e para tal, limpá-lo, fortalecê-lo e energizá-lo com florais, para que nossas emoções sejam as melhores e para que energias positivas circulem pelo nosso corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário