terça-feira, 13 de março de 2012

INÍCIO DO MEU APRIMORAMENTO COMO TERAPEUTA EM 2012

De modo geral, a questão do normal e do patológico é uma questão complicada... Os dois termos se apresentam indissociáveis: um não pode ser definido sem o outro. Segundo Marga Regis Farias, psicóloga e co-criadora do Sistema Florais do Sul, a “normalidade” e/ou a “saúde” psíquica correspondem a um estado de equilíbrio funcional. E a “anormalidade” e/ou a “doença” psíquica configuram uma ruptura do equilíbrio interno quando a pessoa encontra em seu caminho dificuldades internas e/ou externas superiores ao que sua condição psíquica pode suportar no momento, surgindo manifestações (comportamentos) que mais ou menos interferem na sua vida diária.
Desta forma clara e objetiva a Marga explanou sobre PSICOPATOLOGIA NO ADULTO E TERAPIA COM FLORAIS DO SUL, para um grupo de Terapeutas Florais, do qual fiz parte,  que se reuniram no sábado e no domingo (10 e 11 de março) na Divina Essência para um proveitoso aprofundamento de questões que abordam em seus consultórios.
A Marga foi pontual ao afirmar que o floral é sempre uma terapia complementar nas psicopatologias, que deve ser usada concomitantemente aos tratamentos médicos, psiquiátricos e psicológicos convencionais.  As essências florais agem na causa das doenças e a medicação alopática age na manifestação física das mesmas, podendo essas elas trabalharem juntas, pois os florais não apresentam efeitos antagônicos à ação de medicamentos alopáticos.
Durante o final de semana a palestrante abordou alguns quadros psicopatológicos mais comuns no adulto e foi indicado algumas sugestões de essências florais do Sul que tratam a causa emocional, mental e espiritual dessas doenças. Frisando sempre que é o terapeuta que vai avaliar quais essências empregar, de acordo com a maneira de ser e de sentir do cliente, para fazer uma composição individualizada.
Iniciou abordar os transtornos mentais pelos transtornos do humor que foram: Transtorno Depressivo Maior, Transtorno Bipolar I e II, Transtorno Distímico, Transtorno Ciclotímico, Transtorno Pré-Menstrual e outros Transtornos Depressivos.  Após aprofundou o grupo de transtornos de ajustamento (com Humor Depressivo, com Ansiedade e com Perturbação de Conduta).
No domingo foi palestrado sobre o Luto e sobre os Transtornos de Ansiedade (transtorno de Pânico, Fobias, Transtorno Obsessivo-compulsivo, Transtorno de Estresse Pós-traumático, Transtorno de Estresse agudo, Transtorno de Ansiedade Generalizada). Abordou sobre as Demências reversíveis e irreversíveis e Transtornos Psicóticos e Esquizofrênicos.  Pra finalizar a encontro, Marga esclareceu sobre os transtornos alimentares (Anorexia nervosa, Bulimia Nervosa e Transtorno da Compulsão Alimentar Periódico. 

Um comentário:

  1. Oi Sandra! Muito interessante teu blog, principalmente esta matéria. Não sabia que os florais podem ajudar até mesmo com o Transtorno Pré-Menstrual. Tenho passado por poucas e boas com a tal TPM, ainda mais depois que fiz uma cirurgia no colo do útero e passei a sofrer demais com estas crises. Teu blog vai virar minha leitura diária. Parabéns! Abraço da amiga Carina Silveira.

    ResponderExcluir