sexta-feira, 28 de setembro de 2012

O Fígado e suas emoções


Ele é responsável por desmoronar e armazenar e reconstruir a matéria. Se a vida de uma pessoa desmorona, e não consegue realizar a tarefa de reconstrução, começa uma sensação de estar sobrecarregada, que pode criar ódio, raiva e ressentimento. Muitas pessoas de fato estão sobrecarregadas pelas circunstâncias de suas vidas, mas o limite de cada um varia muito e, claro, muitas pessoas têm diferentes neurose quando se sentem sobrecarregadas. "Desmoronar é uma situação diretamente relacionada ao Baço. O Fígado é o grande processador das emoções, não somente da raiva." (Medicina Holística Integrativa)
Segundo Maria Cristina N. G. dos Santos, no livro Tratado de Medicina Floral, o Fígado é a sede da raiva e emoções primitivas. Distúrbios hepáticos sugerem problemas de avaliação e valorização, (incapacidade de optar pelo que é útil ou não) mostram que o indivíduo está assimilando algo em demasia, algo que ultrapassa sua capacidade de elaboração; indicam falta de moderação, idéias exageradas de expansão e ideais elevados demais. Impele a queixas crônicas. 

Um comentário:

  1. Gostei muito sobre este assunto, da relação espiritual com os nossos órgãos vitais. Gostaria de saber um pouco mais sobre a relação do estômago com as nossas emoções. Beijos! Carina Silveira.

    ResponderExcluir